...conexão virtual de atração para a produção de ações e projetos transformadores com tecnologias sustentáveis...
segunda-feira, 6 de agosto de 2012
segunda-feira, 11 de junho de 2012
O Lado B da Economia Verde
A organização não-governamental Repórter Brasil inovou ao lançar uma cartilha para jornalistas sobre o que será discutido e implementado na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.
A publicação “O Lado B da Economia Verde - Roteiro para uma cobertura jornalística crítica da Rio+20” tenta guiar jornalistas através do cipoal de temas da conferência. Uma salada de siglas precisa ser compreendida, tais como MDL (Mecanismos de Desenvolvimento Limpo); REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação, Conservação, Manejo Florestal Sustentável) e PSA (Pagamento por Serviços Ambientais).
A publicação está disponível em PDF. Apesar de voltado para jornalistas, o texto é acessível e interessante para todos os que desejam se aprofundar no assunto.
(...) A premissa de que a proteção do meio ambiente só ocorrerá se for lucrativa, ou que só podemos preservar pagando por isso, enfraquece o Estado de Direito e o cumprimento da lei, assim como deixa de fora os aspectos científicos e biológicos inerentes à saúde do planeta, sociais, culturais e espirituais inerentes à sobrevivência das populações rurais e tradicionais que dependem e convivem com a natureza e seus recursos - e que cumpriram até hoje o papel histórico de preservação dos ecossistemas. Acima de tudo, nega o fato de que as crises climáticas e ambientais são decorrência direta de um modelo de desenvolvimento intrinsecamente predador e depredador.
INPE lança cartilha educativa sobre a Rio+20
Com a colaboração da Rede Clima (Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) lançou uma cartilha educativa sobre economia verde, desenvolvimento sustentável e erradicação da miséria - temas da Conferência Rio+20, que acontecerá de 20 a 22 de junho no Rio de Janeiro.
A cartilha “O Futuro que Queremos - economia verde, desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza”, têm 23 páginas e traz um histórico das conferências anteriores relacionadas ao meio ambiente e questões ecológicas, além de recomendações que mostram como a população pode contribuir na preservação dos recursos naturais.
Disponível em: http://www.inpe.br/noticias/arquivos/pdf/RIO+20-web.pdf
sábado, 2 de junho de 2012
TEDxRio+20
A segunda edição do TEDxRio reúne pensamentos de diversas áreas do saber para entender e analisar o PODER HUMANO, força com enorme capacidade de destruir, manter e, principalmente, construir um novo planeta e uma nova forma de viver. Alguém duvida do poder que isso tem?
Disponível em: http://www.tedxrio20.com
Disponível em: http://www.tedxrio20.com
terça-feira, 29 de maio de 2012
Dia Mundial do Meio Ambiente - WED/2012
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) quer que o – Dia Mundial do Meio Ambiente (WED, na sigla em inglês) de 2012 tenha o objetivo mais ambicioso de sua história. Este ano, pessoas, comunidades e instituições do mundo todo serão desafiadas a se comprometer com pelo menos uma atividade para o dia 5 de junho de 2012 e ajudar a quebrar o record do maior número de atividades das últimas quatro décadas de história da celebração do WED — o dia mais importante do ano para a promoção de ações ambiental positiva.
No WED 2012, o PNUMA tem um incentivo extra para os participantes! Cinco carros de consumo eficiente de combustível foram doados pela KIA para premiar os melhores Projetos do WED em cada uma das seguintes categorias:
- Pessoas: Mobilização do maior número de participantes em uma atividade do WED
- Tema: Atividade que melhor traduzir o tema do WED 2012: Economia Verde: Ela te inclui?
- Criatividade: Atividade mais inovadora, inédita e divertida do WED
- Barulho: Atividade do WED que melhor traduzir o poder das mídias sociais
- Impacto: Atividade do WED que resultar em transformação substantiva e efetiva
Um painel de especialistas do PNUMA fará a seleção das atividades registradas no site oficial do WED (www.unep.org/portuguese/wed) e promovidas entre os dias 3 e 8 de junho de 2012.
Para qualificar, todas as atividades devem ser registradas online até o dia 30 de junho de 2012. Os vencedores serão anunciados no dia 30 de julho de 2012.
As atividades do WED podem ter todos os formatos e tamanhos — consideramos aquela mudança de rotina ao usar transporte coletivo ou bicicleta para ir para o trabalho, organizar um mutirão de limpeza do bairro, ou estimular sua escola, comunidade ou empresa a reduzir o consumo de água, por exemplo.
Participar é fácil! Visitewww.unep.org/portuguese/wed e conte como você vai levantar essa bandeira no dia 5 de junho de 2012! Sua atividade entrará para o mapa global do WED e inspirará milhares de pessoas a fazer parte desse movimento!
sexta-feira, 11 de maio de 2012
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
6º Fórum Mundial da Água
O maior evento global sobre a água, acontecerá de 12 a 17 de março em Marselha, na França, organizado pelo Conselho Mundial da Água (WWC – World Water Council) e o país anfitrião, o Fórum Mundial da Água ocorre a cada três anos, sempre no mês de março, quando no dia 22 celebra-se o “Dia Mundial da Água”. O tema escolhido para esta edição é “Tempo para Soluções”. O objetivo do Fórum é aumentar a importância da água na agenda política dos governos, aprofundar discussões, trocar experiências para os atuais desafios e formular propostas concretas.
Para esta edição do Fórum, o conselho Mundial da Água elegeu três prioridades de ação: Boa Governança, Contribuição para Desenvolvimento Econômico e Preservação. No contexto regional das Américas, foi decidido priorizar seis temas: Água e Saneamento, Água e Adaptação às Mudanças Climáticas, Gestão Integrada de Recursos Hídricos, Água para Alimento, Água para Energia e Melhoria da Qualidade dos Recursos Hídricos e Ecossistemas.
sábado, 4 de fevereiro de 2012
Green Project Awards no Brasil
Estão abertas as inscrições para a versão brasileira do
prêmio Green Project Awards (GPA). Os candidatos que desejem inscrever seus
projetos e iniciativas sustentáveis poderão acessar o sitewww.gpabrasil.com.br e
preencher os formulários online para concorrer ao Prêmio.
O concurso possui quatro categorias: iniciativas
desenvolvidas por jovens (estudantes ou não) de até 24 anos; projetos que já
tenham sido tema de dissertação ou publicação científica; produtos ou serviços
já concretizados nas áreas de desenvolvimento social, economia, ética e
meio-ambiente e, por último, campanhas e ações de sensibilização e informação.
Os trabalhos premiados serão selecionados por uma Comissão
Julgadora constituída por diferentes personalidades do setor e presidida por
Marilene Ramos, Presidente do Instituto Estadual do Ambiente. Os vencedores
serão anunciados em cerimônia de entrega dos prêmios em julho. A auditoria do
prêmio será conduzida pela KPMG.
A premiação é organizada pelo Instituto Nacional de
Tecnologia (INT), em parceria com a GCI, e conta com o apoio do Ministério da
Ciência, Tecnologia e Inovação, do Ministério do Meio Ambiente, Governo do
Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria do Estado do Ambiente e
Prefeitura do Rio de Janeiro.
sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental
O Fórum Brasileiro de Educação Ambiental é o mais importante evento da Educação Ambiental no país. A sua sétima edição acontece em Salvador, Bahia, entre os dias 28 e 31 de março de 2012 com o tema Educação Ambiental: Rumo a Rio +20 e às Sociedades Sustentáveis.
A submissão de propostas de minicursos/oficinas e painéis foi prorrogada e pode ser feita até 12de fevereiro de 2012.
Assinar:
Postagens (Atom)